Páginas

O que é gordura trans

Gordura trans são um tipo de gordura especial, que ao invés de conter substâncias formadas pelos ácidos graxos saturados ou por ácidos graxos insaturados na configuração do “cis”, contém os ácidos graxos insaturados na formação da gordura trans. É muito conhecida por estar em diversas embalagens de produtos industrializados, sendo que os escritos informam que o alimento ou produto é livre de gordura trans.
A gordura trans é mais prejudicial à saúde do ser humano num modo geral, podendo aumentar o nível de colesterol no organismo de uma pessoa, o colesterol ruim (LDL) e também a redução do colesterol bom (HDL). Está associada diretamente com a obesidade, justamente por acelerar o aumento do colesterol ruim e desacelerar o crescimento do bom colesterol. Ainda que o consumo de gordura trans seja inadequado ao consumo humano, ainda sim muitos produtos alimentícios contêm gordura trans em sua composição, e são alimentos muitas vezes que as crianças amam, como biscoito recheado, também os biscoitos de água e sal, biscoitos tipo waffer, sorvetes e também lanches do tipo “Big Mac”, que é consumido em muitos locais do Brasil e do mundo diariamente.
Todo alimento comercializado deve conter a tabela de nutrientes impressos na embalagem, porém isto muitas vezes é ignorado pelos consumidores, que só prestam atenção na pesagem do produto, sem sequer procurar informações sobre substâncias, nutrientes e gorduras contidas no alimento. Em alguns países existe uma lei que proíbe a utilização de gorduras trans nos alimentos, banindo de vez este mal que assola a vida humana e não trás benefício algum, já, no Brasil, o Ministério da Agricultura em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos estipularam metas para diminuir o uso deste tipo de gordura, sendo que o máximo permitido passou a ser de 2g.