Páginas

Como falar em público

Como falar em públicoDiversas pessoas tem aquele medo de ler em público, isso por que tem vergonha de errar ou de pagar mico quando estiver lendo. Podemos dizer que, o medo de ler no meio de muita gente é normal, e só é quebrado quando realmente treinamos o nosso emocional e a nossa timidez, só assim perdendo alguns medos, conseguiremos ler bem. A vergonha é sem duvida é o principal elemento para que as pessoas muitas vezes desistam de fazer leituras no meio do povo. É preciso deixar a vergonha de lado e demostrar todo o nosso talento quando estivermos lendo alguma coisa importante para os outros. Vamos dar algumas dicas de como se livrar dela, e de como ser um bom leitor em público.

A primeira coisa que se deve fazer é minimizar o medo que você tem ao ler, isso é, diminuir aquela sensação pavorosa, pois tudo dará certo. Não queira achar que você não tem medos, pois pode dar errado a sua leitura, saiba que o medo existe sim, mas que pode ser muito bem controlado por você. Outro ponto importante é conhecer bem sobre aquilo que irá falar, para que não fique enrolando as pessoas com bobagens. Sempre uma pesquisa sobre o tema antes da sua fala é muito importante, uma vez que você deve estar ciente daquilo que irá comentar com as pessoas.

Para facilitar organize suas ideias sobre o tema, faça como se estivesse redigindo, deem a introdução do assunto, abuse no desenvolvimento do tema e conclua de forma coerente. Organize-se bem para não inverter fatos e nem falar coisas sem sentido. Anote tudo em tópicos para você não esquecer se for possível. Uma boa tática usada por muita gente é falar em frente a um espelho, essa medida é muito valida. Então pegue o tema e fale em bom tom na frente do espelho, lembre se você não pode gritar e nem falar baixo, use o mesmo tom de voz para cada fala.

Para não ficar nervoso no momento em que for falar, esteja relaxado antes da sua fala, procure se manter primeiramente calmo, para que na hora que chegar a vez de falar, você não fica tremendo na frente dos outros. Para quem te muita vergonha e insegurança e não consegue ficar olhando para as pessoas, concentre-se em algum lugar e fixe seus olhos lá, e fale naturalmente, pense que você está na frente do espelho onde não tem ninguém te observando. Lembre-se de falar o que eles querem ouvir não de falar em outros assuntos.

Demostre talento e alegria em tudo aquilo que for falar, por mais difícil que seja passe tranquilidade e calma para as pessoas, nunca passe apreensão, pois assim ninguém de fato entenderá o que você disse. Boa sorte!