Páginas

Tecnologia da Informação


Hoje uma das áreas que mais temos profissionais bem remunerados é a de Tecnologia da Informação, ou também conhecida como TI, sendo uma área que pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que viabilizam o acesso, armazenamento e também o uso das informações. As áreas que podemos encontrar na TI, onde entre elas podemos encontrar muitas definições para a mesma e ao mesmo tempo nem uma dela consegue determina-las por completo.

Neste caso as informações são um patrimônio que sempre agrega valores e que dá o sentido as atividades que podem as utilizar, sendo que é necessário que se faça o uso das ferramentas adequadas para que faça com que o sistema ou outros meios faças das informações um diferencial. Outra coisa é que é necessário que busquem bons resultados, ou seja, que permita a transformação das informações em algo de maior valor, sendo que o baixo custo deve ser sempre destacado.


Assim um profissional do ramo pode trabalhar com uma grande quantidade de áreas, indo desde programação, engenharia de softwares, redes de computadores, gestão de pesquisa, analise e desenvolvimento de sistemas, entre muitas outras, que de uma forma ou outra estão inseridas no meio. Mas quando se tratam de profissionais sempre tem os que se especializam em algumas tarefas, como os que fazem parte do desenvolvimento de programas podemos encontra os que fazem os softwares comerciais, também conhecidos de ERP, como existem os que trabalham na criação de ferramentas para os dispositivos moveis, sem esquecer de comentar os que se concentram suas atividades na internet, assim por diante.


Para quem se interessa em seguir o ramo profissional de TI o mais indicado é que opte por cursos como ciências da computação, engenharia da computação e também sistemas de informação, porem não deve ser esquecido que existem outros cursos, que ainda dão para o profissional um foco mais técnico, como um grande exemplo um curso de tecnologia de redes de computadores e tecnologia em bancos de dados, sem mencionar os mais variados cursos de pós-graduação que podemos encontra.