Páginas

Como Fazer a Declaração de Imposto de Renda 2014

A declaração de imposto de renda é feita anualmente e obrigatória a partir do valor estipulado pelo governo. Portanto, as pessoas isentas são as que ganham menos que este valor ao final de cada ano. Antigamente esta declaração era feita manualmente através de uma ficha e ao longo do tempo foi evoluindo passando pelo disquete entregue diretamente na Receita Federal com o nome da pessoa e atualmente é feito pelo próprio computador da pessoa através de um programa (IR 2014) disponibilizado no site da Receita e enviada a declaração através de outro programa (ReceitaNet) que é entregue direto no sistema da Receita Federal, agilizando todo o processo para ambas as partes.

A forma de fazer é simples, porém para quem nunca teve contato com o programa é complicado no começo por ter diferentes abas cada uma com uma especificação. Há pessoas que trabalham com a declaração e assim para quem não tem contato ou não tem computador não é preciso fazê-la e sim pagar para alguém fazer. Porém, é importante que seja uma pessoa de confiança para que possa passar os seus dados financeiros para colocar no sistema. Geralmente a faixa que as pessoas cobram é de R$ 20,00 a R$ 80,00 para mais u para menos dependendo do tamanho da sua declaração. Para muitos vale a pena perder algum tempo aprendendo a mexer no sistema para que nos próximos anos não tenha problema com isso.

Depois que a declaração ficar pronta no sistema peça para olhar para que não tenha nenhum erro, pois se a Receita Federal pegar uma declaração pode aplicar multas e você terá que pagar o imposto sobre o que está errado. Esta declaração já é feita com o intuito de ter as informações completas sobre cada indivíduo no país e isso não exclui as empresas (Pessoa Jurídica), pois elas precisam expor o quanto ganharam em todo o ano trabalhado e é proibido deixar de declarar tudo que foi vendido.


Para começar a fazer a declaração baixe através do site e instale o programa para manuseá-lo.