Páginas

Atividades Físicas para Idosos

O idoso precisa estar em constante movimento por conta de sua idade. O que acontece é que nem sempre as atividades dadas pelas pessoas para eles são convenientes. É necessário que se tenha um profissional que saiba orientar não somente os idosos, mas também quem os acompanha nestas atividades. Há os que são totalmente independentes e gostam de exercícios que seja mais pesado para a sua idade, mas também há os idosos que preferem a atividade física mais leve, em especial as mulheres.

O que não pode acontecer é ficar sem exercícios, somente dentro de casa. Eles precisam ser ativos e praticar um esporte, uma meditação, entre outros. Veja alguns dos exercícios que eles podem fazer:

Caminhada. Esse é o mais praticado por eles. A caminhada ajuda na circulação, no controle de colesterol e peso, respiração e melhora o condicionamento físico. O ideal é que faça no horário de menos sol, isso é no começo da manhã ou ao final da tarde. Quanto ao tempo varia muito de idoso para idoso pelo fato da resistência e respiração de cada um.

Meditação. Existem diferentes tipos de meditação e a mais leve para os idosos é o Tai Chi Chuan que é uma pratica que existe há milhares de ano e trabalha o corpo inteiro juntamente com a mente que é importantíssima para eles.

Natação. Geralmente os idosos que praticam esse esporte possuem mais condição física, isso porque a natação exige bem mais do corpo e de todas as partes dele. Há modalidades de natação e o idoso pode escolher qual é o mais adequado para ele.

Hidroginástica. Para as idosas este exercício pode valer a pena por trazer muitos benefícios, além de ajudar também no condicionamento físico. Existem as aulas que são mais pesadas e as mais leves e neste caso cabe ao idoso sentir qual é a melhor para ele.


Estes são apenas alguns exercícios que eles podem fazer durante o horário que estiverem livres, dando sempre preferência aos horários com menos fluxo nos locais e que possam se sentir bem.