Páginas

Faculdades do MEC

Faculdades do MECMec Ministério da Educação, que aprova as instituições de ensino superior, ele que autoriza os cursos das faculdades junto ao governo.

Os estudantes têm o direito de saber qual faculdade esta autorizada para evitar aborrecimentos futuros. Os cursos aprovados são publicados diretamente no Diário Oficial da União, isso é feito pelo Ministro da Educação.

Com isso os estudantes podem ser informados de quais cursos e estabelecimentos estão de acordo com as normas do Mec. Outra forma de terem informações é pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais).

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) mede o desempenho e situação da instituição. E também o aluno pode ser mais bem informado pedindo a portaria ministerial nº 971/97 que é divulgado anualmente, lá terá todas as informações sobre a autorização e se o curso esta sendo reconhecido.

Fazendo isso além dessas informações, também terão informações da taxa de matricula e mensalidades do curso. Os cursos superiores são reconhecidos através de uma avaliação desenvolvida por especialistas em cada área.

Se o curso ou instituição não foi reconhecida pelo Mec a instituição ficará proibida de continuar com o curso. Os conceitos são CR regular, CB bom e CMB muito bom.
Na sua escolha para um bom curso se mantenha informado se a instituição e o curso que pretende esta de acordo com as normas do MEC.