Páginas

Como ser um bom leitor

Como ser um bom leitorMuitas pessoas procuram diariamente saber como se um bom leitor, porem essa duvida está muito frequente na cabeça de todos, pelo motivo de como aprender as técnicas de um bom leitor, que não são tão simples assim. Primeiramente a pessoa deve ter bons ouvidos, sim por que quem fala também deve saber ouvir muito bem. Por isso vamos dar algumas dicas de como se dar bem na hora da leitura, e não fazer feio perto das pessoas. Confira as dicas e coloque-as em pratica no seu dia a dia.

A primeira e fundamental dica para ser um bom orador e ler muito, isto é, conhecer de verdade as palavras e jeito de falar elas. Para aprimorar seus conhecimentos é de extrema importância ter bons livros de apoio que ao longo do tempo você vá lendo e aprimorando seus conhecimentos sobre a língua. Sempre que possível reserve um tempo do seu dia para a leitura de um conto, ou de algum fato que seja interessante, isso lhe ajudará principalmente, a saber, como pronunciar devidamente as palavras quando for ler em publico.

Outra forma de se dar bem na leitura, são os treinos individuais na frente do espelho, aonde você irá se apresentar a si próprio lendo. Parece loucura, mas não é, e sim uma ajuda muito grande para que você perca a timidez e leia bem em público. Lembre-se que ler bem é uma questão de treino, onde você só vai conseguir aprimorar seus conhecimentos na leitura através de treinos com a língua.

Usando um gravador comum você também pode treinar sua leitura, sim por que ao gravar o que você está lendo, depois a pessoa ouvira a si própria, como se ela estivesse no publico ouvindo alguém ler. Dai você fará a avaliação sua pessoa, onde irá julgar o que ainda precisa melhorar em sua leitura. Essa é uma grande dica, pois você se ouvirá e saberá como está a sua leitura.

Sempre que for ler, utilize um dicionário, pois você precisa conhecer todas as palavras, para na hora não fazer feio. Sempre que estiver lendo alguma coisa, e achar alguma palavra desconhecida, é sempre necessário ter esse apoio do dicionário em mãos. Leia tudo o que está em sua volta, desde placas de transito, até grandes artigos de jornais. Manter o habito para a leitura é sempre importante para um bom leitor.

Não perca muito tempo na frente do computador, lendo coisas desnecessárias, isso irá fazer com que seu vocabulário fique pior, e cada vez mais com deficiência na leitura. Use o computador para ler coisas uteis e agradáveis, que vão fazer você crescer na leitura, o computador pode ser um grande aliado para se ler bem, desde que, o mesmo seja usado com responsabilidade.