Páginas

O que é sedentarismo?

O que é sedentarismo
Muitas pessoas tem as duvidas sobre quando falamos em sedentarismo, nome dado as pessoas que não fazem atividade física, ou seja, não se movimentam durante o dia. Essas pessoas são consideradas sedentárias e estão propicias e vulneráveis e terem varias doenças. Temos hoje o Brasil muitas pessoas sedentárias, que não se movimentam de maneira alguma, só pensam em comer e comer, e nada de exercício. Essas pessoas tem que tomar muito cuidado, pois podem sofrer futuramente. Vamos falar um pouco mais sobre o sedentarismo, confira.

O sedentarismo é classificado pela falta de exercício que uma pessoa tem. A dona de casa que não tem tempo para se exercitar não são consideradas sedentárias, isso por que, por mais que elas não correm ou pratiquem exercícios físicos, elas se movimentam bastante durante o dia, e chegam a queimar até mais calorias que uma pessoa que frequentam uma academia. Vemos então que se movimentar durante o dia é fundamental.

Um grupo que pode ser considerado sedentário são as pessoas que trabalham em escritórios e empresas, onde fica sentado o tempo todo. Esse é um risco prejudicial a saúde, onde a pessoa faz todas as suas tarefas na frente de um computador e ainda sentado, causando problemas musculares e dores em todo o corpo. Por isso você que está nesse grupo de pessoas que trabalham sentados, deverá ter a consciência de tirar um tempinho que seja pra se alongar e não ficar sentado o tempo todo, pois pode te prejudicar.

Hipertensão e distúrbios cardíacos estão extremamente relacionados ao sedentarismo, onde as pessoas sofrem por não praticar atividade física nenhuma. O exercício físico é fundamental a nossa vida, além dele queimar algumas calorias e gordurinhas, ele também traz benefícios inestimáveis a saúde. Alguns especialistas afirmam que, que pratica esporte pelo menos três vezes na semana, tem um índice muito baixo de chances de contrair doenças cardíacas e respiratórias.

O primeiro passo para combater o sedentarismo é a procura de um especialista, como um nutricionista, para que ele proporcione a você um cardápio balanceado de alimentos, para que você tenha uma alimentação saudável, e também indique quais os exercícios físicos recomendados a você. Depois é só colocar em pratica as dicas dadas por ele, e dos conhecimentos adquiridos sobre o sedentarismo, para não se tornar uma pessoa parada, isto é, uma pessoa sedentária.

Que tal mudar de vida? Vamos parar de ser sedentários e vamos viver melhor, evitando doenças que possam nos prejudicar. Para que tudo isso aconteça vai da decisão de cada um, basta se esforçar a cada dia mais na luta contra o sedentarismo.