Páginas

Impactos econômicos da Copa do Mundo 2014 para o Brasil



O maior evento futebolístico, a Copa do Mundo, está chegando. Faltam menos de dois anos para o Brasil sediar a Copa, no entanto, desde a escolha do país como sede o evento já vem mexendo com os brasileiros, inclusive, com a economia local. Se o objetivo for ganhar dinheiro com o campeonato mundial de futebol, a preparação já deveria ter sido começada, mas ainda dá tempo.

A expectativa é que a Copa movimenta US$ 10 bilhões em investimento no país, que eleve em 3% o Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano, propicie uma arrecadação de R$ 700 milhões em impostos e que sejam contratadas 100 mil pessoas. Números que dão a dimensão das oportunidades que devem ser criadas. Muitas pessoas podem se beneficiar e ganhar muito dinheiro com a Copa. Os setores de comércio e serviços serão os mais beneficiados. Haverá oportunidades que vão desde a venda de produtos e de alimentos para os que virão acompanhar os jogos, até serviços de transporte dos turistas. Áreas de hotelaria, turismo, comércio, entretenimento e até saúde poderão ser interessantes para quem quer investir em um negócio ou profissão para a Copa.

Basta se interessar e correr atrás, investir. Muitos eventos serão realizados durante o campeonato, então uma das principais profissões ou negócios que aparecem para a Copa é a área de gestão de eventos e entretenimento. A coordenação das arenas selecionadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) será feita por empresas. A verdade é que muitas empresas já são cotadas para prestarem muitos serviços oficiais para a Copa, pois como é um evento global, envolve política e tudo mais, no entanto é possível se dar bem com eventos paralelos e não tão grandes, mas mais direcionados.

Por exemplo, pode-se montar empreendimentos temporários referentes as torcidas dos países que estarão presentes. Fato é que a Copa do Mundo fará com que o Brasil se torne o centro das atenções, tanto na mídia como também na economia e nós temos de aproveitar isso, de forma leal e honesta. Além de torcer pelo hexa podemos nos beneficiar com a Copa.