Páginas

Cheque sem fundo: Riscos






O cheque é algo usado já há muito tempo, o surgimento dos primeiros talões foram na idade média, quando os senhores depositavam seu ouro em instalações de segurança. Esses locais eram oficinas de ourives em que usavam para guardar o ouro. Com o passar do tempo estes locais fizeram um papel em que os senhores depositavam o ouro e davam como pagamento. Isso acontecia na idade média, mas tarde com o passar dos anos, os agentes financeiros começaram a imitir esses papeis e que foram os primeiros cheques e em consequência houve o surgimento dos bancos. A classe burguesa surgiu e se intensificou no século XIV onde foi o auge do comércio na época com isso os bancos tiverem um progresso muito satisfatório. Estas letras de câmbio eram aceitas em apenas um banco, mas com o passar do tempo todos os outros passaram a aceitar consequentemente.

Depois de um tempo foi criado o banco na Inglaterra e as letras de câmbio foram vistas de uma maneira mais profissional. Com isso o surgimento do cheque. Falamos sobre esse assunto para falar dos riscos que esse papel tem. Com o uso bem feito, podemos fazer dele um aliado para o orçamento, mas quando a pessoa não sabe como utilizar se torna algo muito prejudicial a saúde financeira de em muitos aspectos. É importante estar ligados em todo o processo de usar o cheque, pois para nós mesmo é muito complicado quando damos uma cheque sem fundo. Os cuidados em receber os cheques também tem que ser minuciosos, não apenas com cheques sem fundo, mas roubados ou até mesmo bloqueados. Imagine entregar uma mercadoria a pessoa e cheque ter esses problemas, gera um grande transtorno a todos.

Com a chegada dos cartões de créditos os talões de cheques perdem seu espaço no mercado, todos tanto pessoas físicas ou jurídicas estão tendo preferencia em trabalhar com o cartão de crédito. Para evitar os riscos, evite receber cheques de terceiros que estão com assinatura. Quando o pagamento for parcelado, a entrada tem que ser em dinheiro isso te dará mais segurança. Nunca aceite trocar cheque por dinheiro.