Como Definir Quanto Gastar?


Definir quanto gastar é sempre uma tarefa complicada, pois chega no momento do que tem que fazer pode acabar gastando mais que o necessário. E é exatamente isso que não deve acontecer, ou seja, é preciso ter a definição de gastos, para que dessa forma não tenha gastos desnecessários dentro do seu orçamento.

Um dos maiores erros das pessoas é comprar o que não precisa no momento, principalmente em roupas no caso das mulheres. As mulheres pecam na hora de entrar em uma loja e decidir o que comprar, ou seja, acabam saindo da loja com roupas que não precisariam. A melhor forma para acabar com gastos com roupas e que não precisa é deixando o cartão de crédito em casa e levar somente o que você pode, deixe o resto em casa e não peça emprestado de ninguém, assim sem perceber definiu o que pode gastar e poupou.

Boas maneiras para gastar são precisas, você nunca sairá decepcionado de um lugar se gastar pouco, pois sabe que aquele valor está dentro do seu orçamento e não terá que se preocupar no próximo mês.

A definição de gastos deve vir de acordo com cada planejamento. Você precisando economizar um pouco mais para comprar algo que realmente tem necessidade dentro da sua casa, a consciência é o que deve ter o momento de ir a um shopping, por exemplo.  E é preciso incluir no seu orçamento um item “reserva” ou “poupança”, pois desta forma quando precisar de um dinheiro extra não precisará pedir um empréstimo.


Defina metas, mostre um desafio a você mesma, porque somente assim saberá o quanto deve gastar sem precisar de esforços. A meta de quanto gastar deve ser decidida logo quando está fazendo o orçamento, pois desta forma passa o mês inteiro sabendo das suas contas e obrigações. No próximo mês precisando de algo abra exceção, mas não deve fazer isso sempre, pois caso contrário é estragar tudo que conquistou definindo o quanto gastar. Faça isso desde jovem, assim quando for um adulto e trabalhar não precisará se preocupar tanto por estar acostumado.

Defina contas principais, alimentação, roupas em geral, educação, lazer, entre outros.