Páginas

Regras para Alugar um Imóvel

Alugar um imóvel não é tão simples quanto parece. Só quem sabe é quem passou pela experiência de ter de alugar um imóvel no nome. O maior problema encontrado pelas pessoas é o fiador, pois ele precisa ter uma série de requisitos, caso contrário, não pode ser o responsável. As regras modificam de imobiliária para imobiliária, mas são bem parecidos.

Regras Básicas
  • Para que uma pessoa consiga alugar um apartamento você precisa ter um fiador, e, este precisa ter um bem no nome dele (pode ser um terreno, uma casa desde que não tenha ônus) além de ganhar três vezes mais do que o valor do salário. O fiador faz um papel responsável no caso do locatário (inquilino) não efetuar o valor do aluguel referente aos combinado em contrato. No momento de provar a matrícula do imóvel deve estar atualizada.
  • Algumas imobiliárias pedem como segurança um adiantamento de aluguel, sendo o referente a três alugueis, é uma espécie de segurança para o locador.
  • Hoje em dia é permitido alugar para uma pessoa que não tem um fiador, porém é mais complicado porque você precisa mostrar que realmente tem condições e que não sofrerá com nada depois.
  • Geralmente pede se a cópia dos documentos do locatário, do fiador (se for casado (a) também os documentos do cônjuge).
  • O inquilino também precisa comprovar renda e estes documentos devem ser anexados junto aos outros.
O contrato é uma segurança para ambas as partes, qualquer coisa que fuja do contexto que ali está o locatário pode intervir, assim como o locador se analisar algo errado por parte do locatário. Além desta segurança que se tem no contrato o que a imobiliária pede para o locatário pagar a parte é o seguro de incêndio, não são todas, mas grande parte, isso é para eles também uma garantia a mais, pois no caso de acontecer este imprevisto não são eles que arcam com as despesas.


Pesquise na cidade de interesse o que a imobiliária pede para que não tenha problemas.