Páginas

Pré Sal

Pré Sal

O Pré sal é um grande reservatório de petróleo localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. Ele é formado a partir de restos orgânicos de animais que sofreram transformações a milhões de anos atrás. Se forem confirmadas as estimativas, o Brasil pode se tornar um dos maiores produtores de petróleo do mundo, porém isso pode ter as suas conseqüências.
O Brasil se souber mexer e administrar o Pré sal, ele pode proporcionar grandes mudanças no país e pode se tornar um dos maiores produtores, pois a quantidade de petróleo prevista é gigantesca.

Por outro lado tem a parte negativa, pois se o Brasil se tornar um dos maiores produtores de petróleo a nossa moeda ficará muito valorizada, o que poderá prejudicar as exportações e facilitar as importações. Isso pode enfraquecer nossa agricultura e nossas indústrias. Também temos que saber retira-lo no tempo certo, se não ele pode acabar em menos de uma geração.

Muitos países que não souberam administrar o petróleo acabaram com as suas indústrias e em vez do país crescer, o que cresceu foi a miséria, pobreza e violência. Com a retirada do Pré sal podemos prejudicar o nosso meio ambiente, porque as emissões de bilhões de toneladas de gás carbônico da exploração e da produtividade de refino do óleo podem ser compensadas pelos mares.
Portanto o Pré sal pode trazer um muito desenvolvimento para o Brasil se ele for bem administrado por nós, se não ele pode se tornar uma maldição, acabando com as nossas indústrias e aumentando a desigualdade.