Páginas

O que é biodiesel?

O que é biodiesel?Quando falamos em sustentabilidade, sem dúvida nenhuma vamos falar do biodiesel, ele que é uma alternativa sustentável ao meio ambiente, que diminui os índices de poluição emitida pelo escapamento do carro. O biodiesel está sendo usado pra tudo, ele é considerado o substituto nato do diesel, que é mais poluente e agride o solo. Vamos aqui falar como é feito, do que é composto e qual a utilidade desse novo combustível.

O biodiesel vem da junção de óleos de plantas com o combustível em si, tudo isso é misturado em um catalisador onde é feita a mistura, depois de se misturar o óleo é separado da glicerina, elemento esse usado na fabricação de sabonetes. No Brasil há muitas espécies de vegetais que são utilizados para extração do biodiesel, como: óleo de girassol, de soja, de mamona, entre outros. Por isso o país exporta esse combustível para os outros, uma forma de gerar capital ajudando a sustentabilidade do planeta.

O biodiesel é considerado o combustível alternativo para a queima limpa, ele não possui petróleo e é um grande aliado para quem utiliza motores a diesel. Ele é considerado o ecologicamente correto, pela sua fabricação, uma vez que ele vem da junção de óleos vegetais, e não agride como os outros combustíveis o nosso planeta. Como ele é sustentável compensa mais ao motorista utilizar em seu veiculo que é a diesel, pois a queima e a emissão de dióxido de carbono e menor, ou seja, o custo também não será mais baixo.

Os principais focos da criação do biodiesel são: Assegurar aos motoristas um combustível de qualidade e que seja de preço mais baixo, comparado aos outros combustíveis e preservar o meio ambiente, isso por que, a gasolina, álcool e outros emitem muito dióxido de carbono ao ar, causando um numero significativo de poluição no ar e ajuda de forma participativa o aquecimento global, já o biodiesel não.

No ano de 2002 a produção do biodiesel superou as metas, onde o país importou mais do que produziu, isso quis dizer que, o biodiesel foi aceito por muitos consumidores, que gostaram da ideia de ter um combustível de qualidade em seus veículos com um preço mais justo. Em números o Brasil com a utilização de 5% do biodiesel, já são mais que dois milhões de metros cúbicos só desse combustível produzido, um índice muito bom.

O bom disso tudo é que o biodiesel faz as mesmas funções do diesel normal, isto é a flexibilidade é a mesma, e trabalha muito bem na área de injeção e exaustão do veiculo, ou seja, o diesel agora ficou pra traz. Utilize o biodiesel além de pagar mais barato, você estará colaborando com o nosso planeta.