Páginas

O que é Festa Junina?

O que é Festa Junina?Estamos próximos de mais uma festa junina, em julho comemoramos em todo o mundo a festa de tradição caipira que é muito querida por todos. Muitas pessoas ainda têm algumas duvidas sobreo real significado da festa junina, por isso vamos aqui falar um pouco mais dessa festa que atrai muita gente em todos os lugares onde se comemora essa confraternização. Confira as informações sobre a festa, para que esse ano você possa comemorar informado em sua cidade ou região.

A primeira explicação para o real significado da festa está relacionada aos santos, especificadamente: São João, Santo Antônio e São Pedro. Santos esses que levam o nome da festa, por seus dias serem os mesmos praticamente da festa, por isso celebramos esses três na festa junina. Muitos nessas datas fazem promessas para esse santo para melhorarem de vida. Uma das promessas é a feita a Santo Antônio, onde muitas mulheres rezam ao santo casamenteiro, buscando um marido perfeito para o casório. Tudo não passa de uma tradição que é bem lembrada nos dias de hoje.

A festa veio para o Brasil segundo alguns historiadores pelos portugueses, onde tinham influencia de muitos povos de outros países tudo isso no período colonial. A dança da festa veio da França, onde no país a dança já era marca registrada, sendo que aqui virou a quadrilha da festa. Já o habito de soltar fogos de artificio veio dos chineses, país esse que fabricou a pólvora. Tudo isso foi misturando com o jeito brasileiro, onde virou uma festa muito bonita que conhecemos hoje.

As comidas típicas da festa são feitas todas a partir do milho e do amendoim, já que no mês de junho é feita a colheita desses alimentos. Bolos, doces e salgados são alguns dos alimentos que fazem a festa e satisfazem as pessoas que participam da festa. Além-claro das famosas bebidas quentes: Quentão e vinho quente que são muito prazerosos na festa.

As fogueiras são uma tradição que não pode ser esquecida jamais na festa junina, ela fica no centro da festa para que os integrantes da quadrilha dancem em volta dela. Os balões também fazem parte dessa festa. Porem ele está sendo pouco usado, pelas leis contra ele existente nos dias de hoje.

No Brasil há uma diversidade quando falamos nessa festa, pois no nordeste as pessoas reúnem em grupos festeiros e saem dançando pelas ruas chamando todas as pessoas a comemorarem a festa. Já no sudeste a festa junina é comemorada através de quermesses e confraternizações em: escolas, empresas, salões, etc. A quadrilha é marca registrada onde todos dançam com roupa caipira. Até um casamento é encenado na peça.