Páginas

A importância do planejamento



A palavra planejamento, infelizmente parece não fazer parte do cotidiano das pessoas nos dias atuais, afinal de contas se planear é muitíssimo importante em todas as áreas de nossas vidas, pois nos planejando certamente evitamos as “surpresas”  desagradáveis, seja ela na área amorosa, na área financeira ou até  mesmo na área profissional, afinal de contas uma pessoa organizada faz tudo de acordo com o que planejou.

Primeiramente vamos falar da importância do planejamento na parte financeira, ou seja, se planejar na hora de gastar o dinheiro ou então na hora de fazer novas contas. É muito simples se planejar para o dinheiro não faltar no fim do mês. Primeiramente some tudo o que entra de dinheiro para você ou para você e seu par, anote num papel. Em seguida calcule os gastos mensais fixos, como energia elétrica, água, telefone, gás, etc. Após fazer isto você poderá  observar o tanto de dinheiro que ainda terá disponível para gastar, para aplicar, para investir ou então para poupar, evitando assim que os gastos sejam maiores que os ganhos ao término do mês.

Agora vamos falar da importância da organização e do planejamento na vida profissional. Independentemente de onde você  trabalha, seja como empregado ou por conta própria, você certamente tem seus objetivos como profissional, desde os objetivos menores como render bem no seu dia trabalhado, até os objetivos maiores e a longo prazo, como por exemplo o objetivo de conseguir uma promoção ou então ter um aumento de salário, e para isto a organização é fundamental. Todo fim de semana reserve um tempo para você se planejar no trabalho, o quando pode render, o quanto pode fazer de “hora extras”, se for o caso, o quanto pode melhorar, onde deve melhorar, o que está bom e deve ser mantido no mesmo patamar, além de todas outros planejamentos para o seu dia a dia como trabalhador não lhe reservar também surpresas desagradáveis.

Estas são as duas coisas que devemos sempre nos planejar, porém não são as únicas, para citar como exemplo, vamos falar das férias. Este é um exemplo claro de que planejar é muito útil, pois sempre que temos as férias já sabemos pra onde iremos, com quem iremos, e o que  vamos fazer, este é um exemplo a ser seguido.
Tenha em mente que planejar o seu dia a dia, sua semana, seu mês e até o seu ano, traçando objetivos e metas a serem alcançadas, certamente vai melhorar e muito o seu ano e ainda o seu próprio ego, tenha certeza de que cada meta atingido perante o seu planejamento será um motivo de orgulho.