Páginas

Dicas para Tirar a Fralda de uma Criança

Tirar uma criança das fraldas é uma tarefa que exige tempo dos pais e a criança precisa estar pronta para isso, afinal não adianta tirá-la da fralda muito nova porque não tem o controle de esfíncter necessário para tal ação. Esse controle é adquirido ao longo do tempo, no processo de aprendizado da criança a segurar a urina e fezes até chegar ao banheiro. Há formas de fazer treinamentos com ela para que aprenda aos poucos como ir ao banheiro sozinha.

Treinamentos para se Fazer

A primeira dica é não tirar a fralda de uma só vez. Deixe que a criança fique com a fralda durante o período noturno que é o mais difícil de obter o controle dos esfíncteres. Durante o dia será feito o treinamento para que ela tenha consciência e comece a aprender para também realizar durante a noite.

Durante os primeiros dias, às vezes meses você deve levar a criança ao banheiro de uma a duas horas ou sempre que ela solicitar. Ela indo ao banheiro periodicamente consegue começar a sentir quando deve ir ou não ao banheiro. Quando se trata das fezes a atenção da mãe e/ou pai é redobrada, pois ela precisa ficar com eles no banheiro até que seja feito para aprender. O vaso sanitário sendo infantil, com desenhos ajuda a querer ir ao banheiro para fazer as necessidades fisiológicas. Mas tome cuidado para que a criança não tome muito tempo dos pais, pois muitas vezes é isso que ela quer e não ir ao banheiro.

Não dê líquidos a noite para a criança quando for dormir sem fralda. Isso pode ocasionar em fazer as necessidades na cama e fazer com que ela perca tudo o que aprendeu e tenha que recomeçar, o que para elas é muito difícil.


É um treino que deve ser feito com cuidado e paciência para que desta forma a criança consiga fazer tudo sozinha sem precisar da ajuda da mãe ou pai. Vale lembrar que quando a necessidade é feita durante o sono é necessário que a bronca não seja dada logo de primeira vez e sim uma conversa para não assustar a criança.